INFANTIL V E

2024
Professora Francinete

Vamos combater a dengue!


💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓

Nosso ano começou com muitos desafios, conquistas e aprendizagens. Preparamos com carinho este material, para que vocês possam saber um pouquinho sobre como foram nossos primeiros dias aqui na escola, em especial a nossa rotina. Se possível reserve um tempinho da rotina para mostrar para a criança, para que junto com vocês ela também possa se recordar desses momentos, a partir das imagens. Assim começa o primeiro capítulo da nossa história com essa turma. 



Clique no link abaixo para assistir
👇




💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙

2023
Professora Francinete

💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
2021
Professora Valéria

COMO AS PLANTAS BEBEM ÁGUA?

 

      

       Com a questão da escassez de chuva no período da estiagem trouxe para conversar com as crianças a história: ‘O Camelo, o Burro e a Água’ para pensarmos em atitudes que podemos ter em casa e na escola para consumir a água de maneira racional.

       A partir das reflexões realizadas com as crianças, chegaram à conclusão de que a água é algo fundamental para nossa sobrevivência no planeta e que todos os animais e plantas também necessitam da água para sobreviver. Com isso os questionei: ‘Como as plantas bebem água?’ e foram unanimes em responder que as plantas bebem a água da chuva por cima, ou seja, pelas folhas.

       Para testar essa teoria trouxe uma experiência, colocaríamos uma rosa branca em uma garrafa contendo água com corante preto para observarem.

 


       Questionei o que achavam que ocorreria disseram que achava que mudaria de cor:

·       Miguel falou que ficaria preta

·       Fernanda que ficaria verde

·       Lívia que ficaria azul

·       Isis que ficaria vermelho

·       Isadora Espinola e Théo que ficaria amarela

 


       No segundo dia da experiência observaram novamente a rosa e com a  mudança na cor realizaram vários comentários, mas o que mais me chamou a atenção foi o de Lívia, que falou que “Branco com preto dá azul” – abrindo um espaço para explorarmos também as misturas de cores.

 

       Tiveram ainda a oportunidade de sentir a textura das pétalas:





       No terceiro dia da experiência já chegaram à sala a procura da flor para observarem como estava a rosa, então retomei com a turma a questão inicial que derivou nossa experiência, ‘Como as plantas bebem água?’ e as respostas se modificaram:

·       Lívia – A água sobe pelo caninho

·       Pietro – Ela bebe igual a um canudinho

·       Isadora Espinola – A água sobe pelo caule

·       Fernanda – No cabinho tem um buraquinho, aí ela consegue puxar a água

    Realizaram uma nova observação e constataram que a ‘cada dia ela muda de cor’ (Lucca) e que ‘ela está com as pétalas mais abertas’ (Fernanda)


 

    Escrevemos ainda um texto sobre a experiência:

  
  Foram momentos de muita reflexão e aprendizado!



🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈

2021 foi um ano de muitas aprendizagens! Essa é nossa retrospectiva:


Sentiremos saudades!!!





Nenhum comentário: