INFANTIL IV C



2024

Professora Valéria

Professora Mediadora Miriam


COMBATE À DENGUE!



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜

















💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜 


2022

Professora Kelly





2021

Professora Francinete


Tudo começou com a turma de 2017, as crianças sugeriram cuidarmos das plantas que estavam bem próximas da porta da nossa sala, naquele ano era a de número 08.

 A partir daquele dia passamos a cuidar das plantas já existentes e também por sugestão das crianças passamos a plantar outras, entre as que plantamos estava uma amoreira. Nos anos que se seguiram os cuidados também continuaram com as turmas dos anos seguintes, porém algo inesperado aconteceu. Chegou à pandemia em março de 2020, antes mesmo de iniciarmos nossos cuidados com nossas plantas, pois estávamos apenas com trinta dias letivos, no intervalo de dezembro a março nossa amoreira continuou a crescer e durante a pandemia, em  setembro de 2020, ela nos deu fruto, pena que as crianças não estavam na escola para apreciar esse presente da natureza, mas essa professora em uma visita à escola no dia 26 de agosto de 2020, pode apreciar e registar esse presente e eternizá-lo por meio de um registro fotográfico.

A pandemia se estendeu por um tempo jamais imaginado e nossas plantas sentiram falta do carinho e da energia das crianças, suas folhas secaram, amarelaram e não surgiram mais frutinhas… Mas como para tudo que tem um início também há um reinicio...Retornamos a nossa escola, ao nosso espaço e consequente ás nossos plantas.

As crianças, com sua sensibilidade natural, notaram que as plantas estavam tristes, precisando de carinho e notaram que a amoreira estava seca e com folhas amarelas e uma delas falou: “Prô vamos cuidar dela”... A trouxemos para a porta da nossa sala,  E como já estávamos conversando sobre a importância de cuidar do meio ambiente, de compostagem, de cuidar das plantas que   tenham em casa, uma delas sugeriu trazer a comidinha. ( terra adubada) e o remedinho (chorume) para ela ficar feliz novamente. É assim foi feito…

Colocamos terra adubada, chorume e a regamos todos os dias. Chegou o recesso, 12 dias sem cuidar da nossa amoreira, como seria?

As crianças ficaram apreensivas, surgiu um clima de preocupação entre elas…Até que surgiu a ideia de pedimos para as auxiliares regarem nossa planta.

Os dias se passaram… O recesso terminou e retornamos e para nossa alegria e surpresa lá estava ela, nossa amoreira, linda, com muitas folhinhas novas e com uma surpresa! Ela estava com duas florezinhas!

Agora, de volta a escola, estamos  acompanhando e observando diariamente seu desenvolvimento.. Claro que sempre com muito carinho e a energia mágica das crianças…

Figura 1 – Registro 13/09/2017, vaso do canto direito.

Registro realizado durante a pandemia – 26/08/2021

27/07/2021 – Nossa amoreira estava assim...



Cuidados diários...





Agora nossa amoreira esta linda, ganhou novas folhas e até ganhamos duas florezinhas como agradecimento pelo carinho recebido.


















Nenhum comentário: