INFANTIL IV D

2024
Professora Kelly





💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
2023
Professora Maria Luiza

💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
2022
Professoras Valéria e Katyane

3Rs

    Para a visita ao 'Borboletário de Diadema' foi-nos sugerido, que se quiséssemos, poderíamos arrecadar materiais recicláveis para ajudarmos o meio ambiente e com essa arrecadação surgiram na turma alguns questionamentos:
    "_Por que a gente precisa levar essas coisas?"
    "_Como elas vão virar coisas novas?"
    A partir desses e de outros questionamentos trouxe para turma o conceito dos  3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, introduzido através do vídeo da Turma da Mônica, chamado "Um Plano para Salvar o Planeta". As crianças ficaram empolgadas e fui trazendo possibilidades para a reutilização dos materiais, confeccionando, principalmente alguns brinquedos.











    Agora, já com uma certa experiência, convidei-os a trazer novamente materiais recicláveis, mas dessa vez para podermos categorizá-los em: papel, plástico, metal e vidro e o que foi possível utilizar levamos ao ateliê de nossa escola onde realizaram uma construção livre! O que não utilizamos depositamos nos coletores, encaminhando à reciclagem.








    💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜















😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

Conhecendo o BICHO PAU
    Há em nossa escola um viveiro de Bicho-pau e com a curiosidade das crianças nos insetos chegou o dia de conhecê-los!!!!








💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚

Essa turma ama desenhar e por isso trago sempre várias 
possibilidades para que aprimorem seu desenvolvimento gráfico!



💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙


Nossa, já se passou um trimestre!!!

            Parece que foi ontem que as aulas começaram, que as crianças foram chegando, se conhecendo, criando laços de amizade e assim constituindo o grupo.
            E a partir do protagonismo delas um trabalho foi surgindo!
            Tinha uma pedra no meio do caminho? Não, muitas BORBOLETAS!!!! E o interesse do grupo nesse inseto proporcionou iniciarmos um trabalho:

Com esse grande interesse nos insetos apresentei às crianças diferentes contextos.


Com esse interesse tiveram também a oportunidade de conhecer outro inseto, bem de pertinho!

            Pensando em ampliar as experiências conseguimos o empréstimo de alguns 'insetários' da USP, montamos então um espaço em nossa biblioteca também com livros e os insetos plásticos que ficou disponível por um bom tempo, proporcionando às crianças essa aproximação com diferentes tipos de insetos.


            Em outra visita à biblioteca trouxe novas possibilidades de experiências, com a mesa de luz e desenhos de observação:


            Conseguimos, então uma lagarta de mariposa bruxa, pronta para iniciar o processo de metamorfose. As crianças ficaram emplogadíssimas!!!


Realizaram ainda uma modelagem com o tema BORBOLETAS:


Quantas aprendizagens!!!

               Mas nem tudo foram só borboletas, tivemos ainda o trabalho com a escrita do nome, atividades com o calendário,  atividades de artes, ampliação do repertório de brincadeiras tradicionais, ouviram diferentes histórias, jogaram jogos de contagem, como o Jogo da Melancia.
            O ano ainda não está nem na metade, então com certeza teremos ainda muitas experiências pelo caminho!!!



2021
Professores Renata e Adolfo


🏡NOVOS MORADORES DA ESCOLA🏡

As nossas crianças conheceram o casal de bicho-pau que veio morar na nossa escola.
Os bichinhos são de outra sala e as crianças ficaram encantadas em conhecer um de verdade.
Alguns quiseram colocar a mão, outros preferiram olhar apenas de longe, mas todos com olhares bem curiosos e atentos aos encantadores Graveto e Madalena.
E agora que eles moram aqui na EMEB, poderemos visitá-los mais vezes.

Professora Renata e Professor Adolfo

















🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳


🎈ESCOLHA DE BRINCADEIRAS🎈

Temos duas regras na sala para escolher as brincadeiras da semana: A professora escolhe uma das brincadeiras e não podemos repetir da semana anterior. 

Essa semana uma das brincadeiras escolhidas foi o circuito e o local para realizar foi o Parque Sonoro. Achei criativa a ideia das crianças da escolha do local, uma vez que temos árvores e raízes que poderiam ser usadas como desafios a serem transpostos. 

Separamos os materiais que as crianças sugeriram, montamos o espaço e não poderia ser diferente: A turma se envolveu desde o planejar até o momento de brincar.





Um dos desafios era rolar sobre um colchão. Elis que tem muitas habilidades e adora virar estrelinha, se sentiu à vontade para deslocar-se, iniciou dando

cambalhotas e logo estava dando estrelinhas com muita desenvoltura.

Lorenzo, que aparentemente nunca havia dado cambalhotas, ao ver a colega virando, pediu ajuda e também decidiu superar esse obstáculo, depois de ensiná-lo uma única vez, já começou a fazer também.

Valentina não queria rolar sobre o colchão e também não se sentiu à vontade para experimentar novos movimentos, imaginou que o colchão azul era o mar e " se jogava", como se estivesse mergulhando, divertiu-se assim por um tempo e depois me pediu para ajudá-la a dar cambalhota também. 




Tem sido muito positiva a experiência de explorarmos outros locais da escola para brincadeiras que antes só fazíamos na quadra.

A árvore e suas raízes, por exemplo, serviram de desafios e ao longo do percurso, notei que Elis, Nathan, Noland e Laura foram tornando-se mais confiantes, procurando novos locais para passar e escorregando por entre as raízes. 


Em
breve levaremos outros obstáculos, como cones maiores, cordas para passar por baixo, bolas para acertar dentro dos Bambolês e muitos outros desafios.


Professora Renata e Professor Adolfo



🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳


🐷BRINCADEIRA SIMBÓLICA🐺


Baseada no conto "Os três porquinhos" e escolhida por já ser conhecida pela turma e também por ter sido trabalhado no ano anterior, sendo significativa e com bom repertório para todas as crianças.

Assim que peguei o livro para ilustrar a brincadeira, Nathan sorriu, apontou e demonstrou uma grande alegria por já conhecer a história, demonstrando lembrar do dia em que trouxemos os fantoches e as casinhas para a sala. 

De posse dos materiais, fomos ao Parque sonoro e montamos cabanas com TNT e disponibilizamos os materiais (folhas secas do coqueiro, esteira de palha, tijolos e toquinhos de madeira) que remetiam ao cenário da história.


 Nathan, Enzo e Miguel, os três porquinhos descansando após construírem a casa de palha.
                                                                                                                                                                                                    

Exploração dos tijolos para desenhar no chão.


Junção dos materiais e interação para construir uma casinha forte.


Exploração dos materiais.






Por fim, eu era O lobo mal e a turma toda se juntou dentro da casinha para se proteger!


Professora Renata e Professor Adolfo



🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳


🌱NOSSAS PLANTAÇÕES🌱


As crianças tiveram oportunidade de experimentas a plantação e crescimento de diversas plantas, sendo feitas a partir de mudas.

Plantamos tomates e pés de maracujá. Alguns conseguiremos colher ainda este ano, mas o maracujá será herança da nossa turma para a escola, e quem sabe no futuro eles não passem por aqui e lembrem de quando a árvore crescida era apenas uma muda.


Professora Renata e Professor Adolfo


PLANTANDO TOMATE🍅🍅



PLANTANDO MARACUJÁ🍈🍈


🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳


🐌🐛BICHINHOS DO JARDIM🐞🐤

As crianças estão muito interessadas em tudo o que vêm da natureza, tendo em vista a grande área verde que temos na escola e isso possibilita que diversos visitantes apareça, e eles muito cuidadosos e curiosos observam e conversam sobre eles.

Observando o tatu bolinha que a Vallentina trouxe da casa da vovó, descobrimos que ele se enrola pra se proteger e que ele não é um inseto e sim um crustáceo.

Encontramos uma lagarta e montamos um terrário para ser a sua casa. Ela virou uma pupa e estamos ansiosos para ver a sua transformação.

Esse dia foi muito especial! Muitas crianças nem sabiam que o bicho pau existia e ficaram encantados apreciando e até se arriscaram a tocá-los.

Acompanhando de perto a metamorfose da joaninha.

Conhecendo as composteiras das prôs Malu e Fran. As crianças observaram de perto as minhocas e aprenderam a sua importância para a natureza.

Agora temos um mascote, é um caracol, o nome dele é Turbo e foi escolhido pela turma. Estamos aprendendo sobre os caracóis e tendo a experiência de cuidar de um bichinho na sala.

Cada novo passarinho ou inseto encontrado pela escola é observado com interesse e curiosidade, dessa forma nossas crianças estão aprendendo a amar, respeitar e cuidar da  natureza.

💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚

    

Nenhum comentário: